02/08/2022

5 PASSOS PARA VOCÊ APRENDER IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DE UM CAFÉ SEM SER ESPECIAL

05 PASSOS PARA VOCÊ APRENDER IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS  SENSORIAIS DE UM CAFÉ. SEM SER ESPECIALISTA NO ASSUNTO

 

Você já deve ter visto algumas pessoas degustando cafés e falando: esse é um café com bastante corpo, acidez equilibrada, doçura, nota disso, daquilo e mais um monte de coisa.

 

E aí você vai tomar o seu café e pensa: Mas como pode alguém descrever tantas sensações assim? Eu não sinto NADA DISSO.

O fato é que isso não é BALELA, e por trás dessas sensações descritas existe todo um estudo técnico que faz uma relação das notas sensoriais da bebida (café) à outros alimentos que você já conhece.

O que você precisa para conseguir dar os primeiros passos é entender a parte técnica, e assim conseguir colocar em prática, para isso reconhecer e descrever certos sabores, enriquecer o paladar através da prática e ter paciência, é um bom começo.


E claro, quanto mais DECENTE for a QUALIDADE DA SUA BEBIDA, melhor será sua experiência.

 

DESCUBRA COMO VOCÊ PODE DAR OS PRIMEIROS PASSOS DE FORMA PRÁTICA, SIMPLES E RÁPIDA.

 

1. OLFATO

Quanto maior a sua capacidade olfativa, melhor será a sua experiência de sabor. Por exemplo: provavelmente você nunca comeu terra, somente pelo cheiro exalado quando a chuva cai sobre o chão você já consegue imaginar o sabor.

Por isso, antes de degustar a bebida, SINTA os aromas, eles farão TOTAL diferença na sua degustação. Aproxime a xícara do seu nariz, FECHE OS OLHOS,  inspire, e na sequência tente identificar o que você sente.

 

Alguns exemplos de aromas:

 

FRUTADO, FLORAIS OU HERBAIS: por exemplo o cheiro de fruta madura como uva passa, amora, frutas cítricas, frutas vermelhas, maçã, coentro, etc.

CARAMELIZAÇÃO: caramelo, chocolate, nozes, etc.

TERROSOS: por exemplo aquele cheiro de quando a chuva cai na terra.

PICANTES: lembra especiarias como cravo, pimenta do reino, tomilho, eucalipto, etc.

 

Anote qual o que o aroma que você sentiu mais se parece.
Para expandir suas possibilidades sensoriais e olfativas faça uso da “RODA DE SABORES SCA”.

 

2. PALADAR

Primeiro passo para a degustação é LIMPAR A BOCA. E você fará isso ingerindo água antes da degustação. É por isso que quando você vai em uma cafeteria eles servem a água juntamente com a xícara de café.

Com o café na temperatura ideal, chegou a hora de DEGUSTAR. Para isso faça um movimento de sucção (como se estivesse tomando algo quente). Isso vai permitir que todas as zonas de degustação da língua sejam ativadas por meio da pulverização do sabor do café na sua boca.

 

3. CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DO CAFÉ

 

Agora chegou  hora de identificar as principais características da bebida. 

 

ACIDEZ: sentida nas laterais da língua.

 

CORPO: tente sentir o peso do café em sua boca, como um leite integral vs desnatado. O que você sente, leve ou pesado? Tente fazer uma percepção táctil da oleosidade e viscosidade na boca.

 

DOÇURA: sentida na ponta da língua, está relacionada á qualidade da bebida e remetem a sabores como caramelo, chocolate ou mel. Os cafés especiais apresentam sabor adocicado por si só, o que os torna possível de serem ingeridos sem adição de açúcar.

 

FINALIZAÇÃO: é o sabor que permanece na sua boca após ingerir o café. Em cafés de qualidade esse sabor será intenso e agradável. Em cafés de má qualidade você perceberá sensação de amargor, que é sentido na parte de trás da língua.
 

 

4. ESCOLHA DO CAFÉ

 

Um café de QUALIDADE deve balancear esses sensoriais, trazendo equilíbrio à bebida. 

O Kaldi Café foi o café eleito como melhor do Paraná e 05º melhor do Brasil. Será uma excelente pedida para mergulhar nesse mundo!

 

Não adianta perder seu tempo e seu dinheiro tentando identificar notas sensoriais com um produto totalmente DESARMÔNICO e cheio de IMPUREZAS.

Escolha começar com UM PASSO à frente, NÃO COM UM PASSO À TRÁS.

 

5. COMPARE

Depois de anotar todas as sensações sentidas, chegou a hora de pegar a embalagem do seu café e descobrir o quão ASSERTIVO você foi em sua análise. 

Depois continue praticando, até você ficar MUITO BOM nisso!